Bio e CV

Antonio Joao G Amador Foto Cracha 2. Fabio Souza MAM Rio 115.jpg

Fotografia: Fábio Souza.

Artista visual e educador.

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Cena na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (PPGAC/ECO/UFRJ)

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense. (PPGCA/UFF)

Graduação em Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. (EBA/UFRJ)

Possui interesse em programas performativos que pensem o corpo e seus estudos transdisciplinares. 

Dentre as principais exposições que participou destacam-se: as individuais Praticas de si (2019), curadoria de Luciano vinhosa na galeria Gustavo Schnoor/UERJ, RJ; e Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. (2020), comissão de seleção: Diane Lima, Hélio Menezes, Marcelo Campos, Marcio Harum e Maria Adelaide Pontes no Centro Cultural São Paulo, SP.

E as exposições coletivas "Sobre os ombros de gigantes" (2021), curadoria de Raphael Fonseca na Galeria Nara Roesler, SP;  Feira Oriente - Mostra de Performance (2019) Organização: Raphael Couto na Galeria Aymoré, RJ; 27ª Mostra de Arte da Juventude - Artistas Premiados (2017), Curadoria: Leonardo Araujo e Luiza Proença  no Sesc Ribeirão Preto, SP. 

No campo da Educação e prática de mediação cultural, trabalhou em diversas instituições, como o Museu de Arte do Rio (MAR), Biblioteca Parque Estadual, Caixa Cultural e Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente, é educador no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), desenvolvendo práticas de mediação focadas no corpo e no território onde o museu está inserido, o Parque do Flamengo.
 

Desde 2015 é funcionário da Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.

Contato

amador.pintura@gmail.com

Tel: 21-981172430