Desenhos anatômicos

Desenhos anatômicos é um projeto de pesquisa que se inicia pensando e experimentando o estudo da anatomia do corpo como um procedimento para a realização de desenhos. Tendo como referência a condição clássica da representação do corpo advinda da disciplina de Desenho Anatômico nas escolas de artes, serão exploradas outras formas de representações. Para além da representação naturalista das partes da anatomia, quais são as representações produzidas por essas partes? Que desenho a mão faz? Que desenho as articulações fazem? Que desenho o pulmão faz? E assim por diante. ​

Olhos - Exercícios, 2020

“Exercício 1: piscar” consiste em exercitar a capacidade de manter os olhos abertos, sem piscar, enquanto realizo símbolos gráficos. Em cada retângulo, vou fazendo círculos até o momento que pisco o olho. Quando isso ocorre, eu paro o desenho e reinicio o exercício no retângulo seguinte até preencher a folha por completo. Esse exercício foi realizado em três etapas: Apenas o olho direito sem picar, apenas o olho esquerdo sem piscar e ambos os olhos sem piscar. A folha de papel de cada exame possui a medida de 12 cm por 14 cm, dividida em 16 retângulos marcados à caneta com o tamanho de 3 cm por 3,5 cm. A medida do retângulo corresponde a medida aproximada do meu olho.  

Exercícios Oculares 1, 2020

Vídeo do desenho realizado pelo meu olho ao executar 4 exercícios oculares e suas instruções de realização.

Vídeo. 7'13''

Pés, 2020

O trabalho consiste na produção de desenhos a partir de duas funcionalidades dos pés: (1) Locomoção; (2) Sustentação. Locomovo-me e sustento-me com meu pés sujos de tinta sobre tecidos de algodão cru de tamanhos variados. Cada trabalho possui a quantidade exata dos
meus passos correspondente à área do espaço expositivo onde foi produzido. Uma possibilidade outra de coreografia para o espaço específico que se inicia pelos pés.

Pele, 2020

“pele” é uma série de resíduos de uma ação performática. A ação: através do contato direto da minha pele com um bastão de pastel oleoso, faço uso do movimento, exerço pressão e modulo a temperatura. Três vetores contínuos de ação da minha pele sobre o bastão. Três características comuns as nossas peles, mas únicas nas potências e nos usos distintos em cada pessoa. Faço a ação até o momento que o bastão perde a sua forma e vem a cair sobre o papel, reconfigurado pelo movimento, pela pressão e pela temperatura. Três vetores perceptíveis da pele e moduladores da matéria. Os tamanhos de cada resíduo (papel) variam com relação ao tamanho do bastão de papel oleoso e a área da pele em contato.  

Dedos, 2020

Os desenhos são produzidos a partir dos movimentos principais de cada dedo.

Articulações, 2019

Desenhos realizados apenas com os movimentos dos eixos de cada articulação indicada nos títulos. Cada desenho é feito usando um movimento diferente.

Mãos, 2019

Ato progressivo de atrito da minha mão sobre o papel, produzindo a representação do ato e da própria mão. 

Pele 2, 2020

Detalhe. Pastel oleoso sobre papel vegetal. 29,7cm x 21cm